{name}, obrigado por nos seguir!

Aproxima-se a interrupção letiva da Páscoa. Neste período, haverá lugar a reuniões das equipas educativas, por ano de escolaridade, onde os docentes analisarão a avaliação global das turmas e farão o ponto da situação dos projetos no âmbito do Domínio de Articulação Curricular. A avaliação intercalar será enviada, via email a todos os encarregados de educação, a partir do dia 11 de abril.

Esta pausa letiva decorrerá entre os dias 11 e 18 de abril. Dia 19 (3ª feira) estaremos de volta para a etapa final deste ano letivo.

Aos nossos alunos, desejamos que sejam dias de descanso e de reposição de energia!

Programa Erasmus +

 

"O Agrupamento de Escolas de Alto dos Moinhos promoveu durante os anos letivos de 2018/2019 2019/2020 e 2020/2021, a realização de Projetos Erasmus+ Ação-Chave 1 – Mobilidade Individual para Aprendizagem KA101 - Ensino Escolar para formação de docentes e também Ação-Chave 2 – Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas (KA2) - Parcerias Estratégicas com principal enfoque em Ensino escolar KA229 para intercâmbio de alunos.  

Os projetos incluíram mobilidades para formação em diversos países da europa tais como, Islândia, Finlândia, Alemanha, Holanda, Irlanda, França, Itália, Espanha, Croácia, República Checa, Grã-Bretanha, Grécia e Chipre  Estas mobilidades realizaram-se no formato de curso estruturado - através da realização de cursos de formação em diversas temáticas como ferramentas inovadoras e aplicações digitais direcionadas para os contextos pedagógicos em sala de aula-  e no formato de Job Shadowing -  visitas de docentes a escolas onde foram promovidas trocas de experiências que docentes e alunos puderam vivenciar durante o período de mobilidade -  através da frequência de aulas em diferentes turmas, de diversos ciclos de ensino e disciplinas,  num intercâmbio profissional e cultural do conhecimento e da partilha de práticas pedagógicas e também através de intercâmbios entre alunos Portugueses e Franceses do 3º ciclo de ensino básico, vivenciando experiências internacionais de cooperação de extrema importância para todos os intervenientes. 

O Balanço das experiências foi muito positivo e importante pois contribuíram para a melhoria das práticas em sala de aula, e para o desenvolvimento de parcerias e projetos, para docentes e alunos, num futuro próximo. Com a finalização deste ciclo de Projetos, o Agrupamento de Escolas Altos dos Moinhos voltou a apresentar o novo Plano Estratégico Erasmus+, do qual recebeu no passado dia 17 de fevereiro, a Acreditação para o próximo triénio, estando prevista a participação de 70 docentes e 60 alunos até 2025, nesta vertente internacional da educação, pois estão comprovadamente reconhecidas as mais valias para todos os participantes, tanto a nível profissional como pessoal

 

 

Semana Ubuntu da empatia

Uma onda empática percorreu o nosso Agrupamento entre os dias 21 e 25 de fevereiro. A Semana Ubuntu da Empatia também nas nossas escolas foi celebrada não só por alunos do pré-escolar ao secundário, mas também por professores, educadores, técnicos e assistentes operacionais de todas as escolas.   

 Aceitámos o desafio da Academia de Líderes Ubuntu e do IPAV, juntando-nos assim a mais 600 iniciativas em todo o país que abordaram de diversas formas esta qualidade fundamental para vivermos juntos, a Empatia. As escolas do 1º ciclo e J.I.'s receberam a visita do professor bibliotecário R.B. para ouvirem duas histórias que abordam especificamente este tema: "O consílio dos Deuses" e "O destino de Fausto". Estas, serviram como motivação para a construção de MURAIS do ELOGIO onde cada aluno ofereceu um elogio, em forma de dádiva, a alguém especial para si. Outra das ações foi a partilha projetada e em tempo real, no bar da Escola Sede e durante os intervalos, de uma “chuva” de definições dos alunos sobre o que seria para eles este conceito celebrado nestes dias. Nas aulas de Cidadania várias turmas participaram na dinâmica “Limões como nós” ficando sensibilizados para a importância de conhecermos as histórias de vida de quem não conhecemos, combatendo assim os preconceitos dentro da Escola. Um esquadrão da empatia criado pelos alunos Ubuntu, percorreu os recreios da escola sede, elogiando não só alunos como várias pessoas da nossa comunidade educativa, incluindo o Presidente da Junta que por coincidência visitava a escola nessa semana e com quem a “Empathy Squad” se cruzou. De forma a partilharem as suas visões e histórias , foi criado para pessoal docente e não docente uma plataforma Pladet de troca de experiências empáticas, além de um mural próprio para elogios, pois todos sentimos que "Elogiar faz bem".

Esta foi assim uma semana em que os “nós” foram mais que os “eus” no Alto dos Moinhos.

 

Calendário Provas e Exames

 

Toda a informaçãosobre as Provas de Aferição e os Exames encontra-se disponível na página do Agrupamento:

http://aealtodosmoinhos.pt/informacao-provas/

 

 

 

 

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam vitae sodales nulla, nec blandit velit. Morbi feugiat imperdiet augue, vel mattis augue sagittis rutrum. Sed.

Este email foi enviado por:

Agrupamento de Escolas Alto dos Moinhos

Alto dos Moinhos,2705-844 Terrugem

Caso não pretenda continuar a receber a nossa newsletter poderá modificar a sua subscrição.
Modificar a minha subscrição    |    Ver omline
Modificar a minha subscrição    |    Ver online