SPO

Serviço de Psicologia e Orientação – SPO

Psicóloga Responsável: Carla Rodrigues Campos (OPP 8423).

Desenvolve o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, adaptadas ao contexto escolar específico, segundo um levantamento de necessidades e de acordo com uma planificação que integra o Plano Anual de Atividades do Agrupamento.

  1. O que é o SPO?

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é um serviço especializado de apoio educativo, que articula com as estruturas de orientação educativa da escola e com outros serviços locais para promover condições que assegurem a integração escolar e social dos alunos. Este serviço tem autonomia técnica e dever de confidencialidade. 

  1. Localização

O SPO tem um gabinete de atendimento que se situa no 1º andar, no corredor da Sala da Direção.

  1. Quem pode usufruir do SPO e como?

 

Os pedidos de intervenção da Psicóloga pode ser feito:

 

  1. Domínio de Intervenção

No contexto das atribuições genéricas definidas pelo Decreto-Lei 300/97 de 31 de Outubro o Serviço de Psicologia e Orientação do agrupamento desenvolve a sua atuação a três níveis:

  1. Desenvolvimento de ações de orientação escolar e profissional
  2. Apoio psicológico e psicopedagógico
  3. Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa

Plano de Ação para o Desenvolvimento das Competências Sociais e Emocionais – ADN Emocional
Psicólogo Responsável: Gonçalo Fontes da Costa (OPP nº 5772)
  1. Objetivo:
Desenvolvimento de 3 competências socioemocionais centrais identificadas pelo Estudo Internacional promovido pela OCDE e implementado pelas Academias Gulbenkian para o Conhecimento visando o ADN Socioemocional das Escolas de Sintra, realizado em parceria com a Camara Municipal de Sintra. Essas 3 competências consideradas como aquelas com maior urgência para serem trabalhadas no nosso Agrupamento são: Resiliência, Autocontrolo e Liderança/Responsabilidade.
Espera-se que através das Ações deste Plano seja observado um impacto positivo no desenvolvimento destas competências e que se crie uma cultura de Agrupamento potenciadora dessas mesmas competências entre todos os membros da comunidade educativa.
       2- Acções Principais:
Este Plano de Ação está centrado em 2 ações principais que se complementam. Ação 1: Academia de Líderes Ubuntu e Ação 2:  Programa de Mentorias. Pretende-se monitorizar  e avaliar as diferentes atividades destas duas ações, no início, durante e após a implementação. São assim alvo de Implementação, Monitorização e Avaliação as seguintes atividades: Formação em metodologia Ubuntu para pessoal docente e não docente; Semanas Ubuntu; Clube Ubuntu; Formação e supervisão técnica com os Mentores; Formação para Mentorandos e Sessões de Mentoria.
 
       3- Grupos -alvo
O grupo- alvo  são os alunos do 3º e 4º ano (metodologia Ubuntu Júnior); 8º e 9º ano (metodologia Ubuntu 3º Ciclo); alunos do 6º ano ao 9º ano (Programa de Mentorias); Pessoal docente e não docente (formação na metodologia Ubuntu e ações de formação centradas na/s competências trabalhadas).
Este Plano de Ação está previsto para ter a duração de 3 anos: Implementação, Monitorização e Avaliação do Impacto.