{name} , juntos vamos mais longe!

 

Cara comunidade escolar

Tal como divulgado em setembro, o calendário escolar deste ano letivo foi organizado semestralmente, havendo lugar a dois momentos de avaliação sumativa no final de cada semestre e dois momentos intermédios de avaliação intercalar.

Assim sendo, nos próximos dias 14, 15 e 16 de novembro não haverá atividades letivas e decorrerão as reuniões de docentes para a avaliação intercalar, que será dada a conhecer no dia 16 de novembro, via email, aos pais e encarregados de educação.

Com os melhores cumprimentos,

A Diretora

Luísa Oliveira

Quadro de Excelência

No dia 14 de outubro decorreu a Cerimónia de entrega dos diplomas do Quadro de Excelência (Valor e Mérito) e Mérito Desportivo 2021/22.

Foi com muita alegria que passados dois anos nos quais não foi possível realizar esta Cerimónia, pelo contexto da pandemia, tivemos sala cheia de rostos bonitos e sorridentes. Até tivemos a nossa mascote Terruginha para nos receber!

No final desta Cerimónia foi hasteada a nossa bandeira, Galardão do Eco-Escolas.

É muito importante reconhecer o mérito e celebrar os sucessos. Parabéns a todos!

"Selo Escolas sem Bullying"

No dia 20 de outubro, Dia Mundial do Combate ao Bullying, o nosso Agrupamento foi galardoado com o Selo "Escola sem Bullying", que reconhece todas as Escolas do país que promovem e implementam um Programa de Prevenção de Bullying e Cyberbullying. As escolas do nosso Agrupamento assumem práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação. A todas as pessoas que trabalharam e trabalham por um Alto dos Moinhos sem Bullying: os nossos Parabéns e Obrigado!
 
Fórum das Juventudes de Sintra
Os alunos do 9º ano que dinamizam o Clube Ubuntu do Alto Dos Moinhos,  participaram no Fórum das Juventudes  de Sintra A tua voz conta!” no dia 22 de outubro no Centro Qualifica de Sintra, antiga Fábrica da Melka no Cacém.  Porque a voz das juventudes de Sintra importa, o Fórum foi um espaço para partilha de ideias e opiniões, conhecimento entre  jovens e apresentação de soluções que lhes nas áreas da "Educação"; "Futuro", "Viver em, Sintra", "Igualdade e Inclusão" e "Bem Estar e Saúde". Foi também uma oportunidade dos jovens desta nossa comunidade da Terrugem/São João das Lampas poderem ter voz num Concelho tão diversificado e poderem participar ativamente nas suas decisões.
 
Global Action Day

 No passado dia 3 de novembro, no âmbito do Global Action Day, a Escola Básica e Secundária Alto dos Moinhos associou-se à iniciativa “Running Out of Time”, organizado pela The World Relay Ltd., numa pequena ação em prol do desenvolvimento sustentável.

Os mais de 450 alunos, vários clubes (Eco-Escolas, Ubuntu, Ciência Viva, Moinhos a Bombar), professores, associação de pais, juntaram-se em torno de um objetivo comum e realizaram diversas iniciativas. Uniram-se numa só voz, numa pequena manifestação, estafetas, slogans, compromissos, entrevistas, ao som dos “Moinhos a Bombar”, grupo de percussão tradicional portuguesa da nossa escola. Todos juntos, pretenderam fazer um apelo por ações concretas, com vista a proteger o nosso planeta das alterações climáticas.

Com esta singela, mas tocante ação, constatámos a existência de um entusiasmo e empenho geral, com o objetivo de deixarem a sua mensagem face à urgência de combater estas alterações ao nível do clima.

Esta iniciativa, teve origem, em Glasgow, na Escócia, país anfitrião da COP26 e terminou em Sharm El-Sheikh, no Egito, país anfitrião do COP27. Esta cimeira, pelo clima, teve início no dia 6 de novembro e contou com a presença dos líderes mundiais.

Durante 38 dias, por mais de 7000 km, um “testemunho com uma mensagem” percorreu vários países, com o objetivo de simbolizar o esforço que é necessário fazer para que haja uma mudança de atitudes. Os países decisores terão uma responsabilidade acrescida, no que se refere às alterações climáticas.

Enquanto agrupamento, ficámos particularmente felizes, por constatar a forma como esta atividade uniu as turmas e os vários clubes do Agrupamento e a consciência cívica por todos patenteada.

Dia de aulas ao ar livre -E.B. de Faião

Na sexta feira (4/11) o dia estava bonito mas a terra estava molhada e acumulava lama nos terrenos - estavam reunidas as condições perfeitas para calçar galochas e fazer uma longa caminhada até à quinta do Sr. Manuel, em Almorquim.
Com a habitual companhia das nossas cabritinhas lá fomos nós conhecer os diferentes tipos de árvores de fruto que se encontram no pomar. Trouxemos ramos, folhas, lama e uma bagagem cheia de informação sobre as pereiras, macieiras, oliveiras, romãzeiras, nogueiras, videiras...

Que bom que é aprender ao ar livre, estar com as pessoas da nossa terra e apreciar a beleza das aldeias em redor da nossa escola.
"Escola Ativa"

Desde o início do presente ano letivo, a nossa escola conta com a dinamização do Projeto Escola Ativa, o qual tem como principal objetivo proporcionar uma panóplia e vasto leque de atividades desportivas a todos os nossos alunos no sentido da melhoria da condição física geral, adoção de hábitos de vida saudáveis e combate ao sedentarismo. Dele fazem parte as modalidades de luta, patinagem, treino em circuito, dança, skate, basquetebol e sessões de apoio aos conteúdos abordados na disciplina de Educação Física, contando atualmente com a participação ativa de 90 alunos no projeto.

Todos os interessados, poderão consultar os horários/atividades e levantar a respetiva ficha de inscrição no pavilhão desportivo da nossa escola (sede).
Mantenham-se ativos!"
 
 
A Natação no AEAM está de volta!

As aulas de natação já iniciaram nos mesmos horários do ano anterior:

3ªfeira – das 14.00h às 17.00h com a professora Isabel Ribeiro

6ªfeira - das 14.00h às 17.00h com a professora Rita Roda.

A natação pura é uma modalidade individual que, em conjunto com o polo aquático, a natação artística, masters, natação adaptada, masters e os saltos para a água, forma o grupo de disciplinas pertencentes à natação.

A prática da natação consiste no deslocamento através do meio aquático, utilizando técnicas mencionadas.

Nas nossas aulas vamos começar pela adaptação ao meio aquático para aprender a respiração, o equilíbrio e a propulsão / deslocamento e depois as técnicas específicas como o crawl, costas, bruços e mariposa.

Durante o ano os alunos irão participar em vários Torneios em conjunto com as várias escolas do concelho de Sintra, colocando em prática o que aprenderam nas nossas aulas.

Projeto: “Juntos vamos mais longe”

Nos dias 13, 14 e 15 de outubro, comemorou-se o Erasmus Days nas escolas com Projetos Erasmus+, por toda a Europa.
Na nossa escola, no âmbito destas comemorações, foi afixada a placa identificativa do nosso Projeto Acreditado, na área do Ensino Escolar.
Somos uma Escola Erasmus+ | Juntos vamos mais longe.

Este email foi enviado por:

Agrupamento de Escolas Alto dos Moinhos

Alto dos Moinhos,2705-844 Terrugem

Caso não pretenda continuar a receber a nossa newsletter poderá modificar a sua subscrição.
Modificar a minha subscrição    |    Ver omline
Modificar a minha subscrição    |    Ver online