Informação

Tendo em conta as exigências sanitárias causadas pelo SARS-CoV2 (COVID-19)  e as orientações da  DGS e da DGEstE, houve a necessidade de proceder a alterações na organização e funcionamento da escola para o ano letivo 2020/2021.

A capacidade de organização da escola e a boa cooperação das famílias são fator decisivo para o sucesso deste novo desafio. Por isso, partilhamos, desde já, informação relevante que será depois complementada pelos docentes titulares e diretores de turma.

No  site  do  Agrupamento,  encontrarão  os  documentos  oficiais  e  informação  relevante: aealtodosmoinhos.pt

 

Início do ano letivo

O ano letivo terá início, em regime presencial, de acordo com o calendário já divulgado;

As reuniões com Encarregados de Educação serão realizadas por videoconferência à exceção das do Pré-Escolar e 1º ano de escolaridade;

Todos os alunos do 5º ao 9º ano receberão um Kit de 3 máscaras comunitárias reutilizáveis aprovadas pelo CITEVE (25 lavagens);

É obrigatório o uso de máscara dentro dos recintos escolares, com exceção dos alunos do Pré- Escolar e 1.º Ciclo;

Estão definidos circuitos de circulação, devidamente assinalados que têm de ser respeitados, assim como nas filas, deverá manter-se distanciamento;

O Agrupamento elaborou o seu Plano de Contingência (consultar no site) e cada um dos seus 10   estabelecimentos   de   ensino   elaborou   o   seu   plano   de   atuação,   adaptado   à   sua especificidade.

 

Informações gerais:

O ensino é prioritariamente presencial;

Os  estabelecimentos  de  ensino do Pré-Escolar e  1º Ciclo  irão, internamente, desfasar os intervalos e a hora de almoço, de modo a não haver demasiada concentração de crianças;

As visitas de estudo estão suspensas até novas orientações. Em alternativa, poderão realizar- se visitas de estudo virtuais ou a vinda às escolas de entidades que realizem atividades sem implicar um número elevado de alunos. Devem privilegiar-se as atividades letivas e extra letivas no exterior;

As crianças devem ser entregues à porta do estabelecimento pelo seu encarregado de educação,  ou  por  pessoa  por ele  designada, e  recebidas por uma  assistente  operacional destacada  para  o  efeito,  evitando assim  a  circulação  de pessoas externas  no  interior  do recinto;

Será privilegiada a via digital ou telefónica no contacto com os encarregados de educação. Nos casos em que seja necessário reunir presencialmente, esta reunião deverá ser, solicitada com antecedência;

Só será permitida a permanência dos alunos na escola de acordo com o seu horário;

Os alunos/crianças colaboram na higienização do material utilizado, nomeadamente a sua mesa / cadeira;

No que respeita aos 2º e 3º ciclos, os blocos de aulas passarão a ser de 90 minutos, a fim de dividir os alunos em 2 turnos e haver menos intervalos. O 2º Ciclo, Curso OJ e as turmas de 3º ciclo 7ºA, 7ºB e 8ºA (opção Música) terão aulas no turno da manhã, ficando as restantes no turno da tarde;

O refeitório da escola sede passa a ser da competência da Câmara Municipal de Sintra (CMS). Os alunos poderão marcar as suas refeições através do GIAE e escolher de entre 3 pratos (Mediterrâneo, Vegetariano ou Cool Fast). Estas refeições apenas são cobradas pela CMS no final de cada mês, à semelhança do que já acontece no Pré-Escolar e 1º Ciclo.  Fomos, hoje, informados que estará disponível o serviço de take away  para os alunos do turno da manhã (acima referido). Os Encarregados de Educação interessados neste serviço terão que enviar um mail ao Diretor de Turma com esse pedido.

Cada turma permanecerá o máximo das aulas numa só sala e os alunos sentam-se sempre na mesma mesa, com o mesmo par, com exceção para as aulas específicas (ex: Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Física, Música e Informática);

Os Clubes e Sala de Matemática serão dinamizados, de preferência, à distância (de forma síncrona);

No dia em que têm aula de Educação Física, os alunos deverão já trazer o equipamento vestido de casa e ténis/ sapatilhas para trocar. Não será possível a utilização dos balneários para tomar banho;

Não haverá utilização cacifos;

O bar de alunos não irá funcionar, pelo que todos deverão trazer lanche de casa.

O Agrupamento tem perceção dos possíveis inconvenientes e constrangimentos causados pelas  medidas  a  implementar,  contudo,  contamos  com  a  compreensão  da  comunidade escolar e apelamos ao cumprimento das mesmas, evitando, deste modo, situações que coloquem em risco a saúde e segurança dos nossos alunos e vossos educandos.

Certos da vossa compreensão agradecemos a colaboração de todos em prol da nossa saúde, só assim conseguiremos superar este desafio.

Com os melhores cumprimentos e votos de um bom ano letivo,

A Diretora

Luísa Oliveira