O nosso Planeta

O nosso Planeta

Somos os “Pequenos Escritores” do 5º E e queremos ajudar a proteger o nosso Planeta. Vamos contar-vos uma história sobre a nossa casa, “ O Planeta Terra”.

Era uma vez um planeta muito triste chamado Terra… Ele existia há cerca de 4.54 biliões de anos e nunca se tinha sentido tão triste e doente. Tinha água e vida e era onde viviam cerca de 8.7 milhões de espécies animais terrestres e marinhas e a espécie humana. Mas ele via muitas espécies animais e vegetais a extinguirem-se e a espécie humana a ficar doente devido à poluição e à escassez de água e de alimentos. O Planeta Terra estava tristes porque as pessoas que nele viviam sujavam, poluíam e maltratavam-no.

Ao sabermos da tristeza do nosso querido Planeta, não pudemos deixar de ficar a pensar nesta história…

Não podemos deixar que isto aconteça, temos formas de mudar. Não queremos perder o nosso lar. Temos de andar mais de transportes públicos, usar mais a luz natural, não gastar água desnecessária e aproveitar tudo o que conseguirmos.

 

 

Temos de reduzir o que provoca efeito de estufa (aumento do dióxido de carbono na atmosfera da Terra) e o que polui o meio ambiente: lixos, objetos descartáveis, sprays, incêndios, fumo das fábricas e dos carros, etc.

Não devemos deitar o lixo para o chão ou para o mar. Devemos pôr o lixo nos ecopontos: Amarelo- plástico; Azul- papel e cartão; Verde- vidro; Vermelho – baterias e pilhas. Devemos reduzir o lixo, reciclar, recuperar, renovar e reutilizar, para o tornar numa coisa muito melhor. Todos nós podemos fazer a diferença com pequenos gestos.

 

Não deve ser utilizada a energia atómica mas devem ser usadas energias amigas do ambiente, energias renováveis como a energia solar e a energia eólica para se reduzir o consumo de combustíveis fósseis (carvão mineral, gás natural e petróleo).

As alterações climáticas podem ser resultado da ação humana e afetam a espécie humana e as espécies animais. O clima está a mudar e o aquecimento global cria condições para fenómenos meteorológicos de calor ou de frio extremo. Assim, o Planeta, ao longo do tempo, vai ficando cada vez mais quente e a subida da temperatura das águas, nas camadas superficiais dos oceanos pode alterar e acentuar a sua cor, pode provocar furacões mais frequentes e destruidores e poderá afetar o ecossistema dos oceanos durante milhões de anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Há poluição e lixo no chão,

mas que grande desilusão.

Vamos lá trabalhar

para o  nosso Planeta ficar a brilhar.

Se começarmos a limpar,

Tudo pode mudar.

Não podemos mais esperar,

todos temos de ajudar.

Do nosso planeta temos de cuidar.

Os habitats temos de respeitar,

os animais temos de proteger.

Para isso acontecer,

não podem florestas arder.

Todos temos de perceber

que um planeta com vida tem de haver.

Salvar o Planeta Azul exige a nossa ação.

 

Texto realizado nas aulas da disciplina de Português para o site da Escola no âmbito do Projeto de Articulação Curricular

 

Terrugem, abril de 2019