Na passada quinta-feira, dia 9 de junho de 2022, a nossa Escola teve o prazer de receber na nossa Biblioteca, o ex-futebolista e antigo jogador da seleção, Jorge Andrade, que, atualmente, entre outras ocupações, é comentador de futebol num programa da RTP.
O Futebolista português mostrou boa disposição e boa vontade durante o tempo com os alunos e durante cerca de uma hora, foi respondendo às questões que os alunos do 7ºC lhe foram colocando sobre a sua vida pessoal e profissional. No decorrer da conversa, percebemos que o Jorge Andrade era um jogador muito empenhado e que sempre foi apaixonado por futebol.
Jorge Andrade começou por contar-nos que cresceu e estudou na Amadora, começou a sua carreira de futebol no Estrela da Amadora e que ia a pé para os treinos no clube.
Seguiram-se depois vários clubes como o FC Porto, o Deportivo de La Coruña, em Espanha, ou a Juventus, em Itália.
Jorge Andrade mencionou que adorou jogar na seleção Portuguesa e que foi lá que teve os episódios mais divertidos da sua carreira como, por exemplo, uma vez em que todos se recusavam a sair do balneário, devido a uma brincadeira, que consistia em quem fosse o primeiro a sair “era o mais feio”. Como clube destacou que o Estrela da Amadora ocupa um lugar especial no seu coração e que hoje, se pudesse, gostaria de jogar no Liverpool, lamentando nunca ter jogado na liga inglesa.
Referiu alguns aspetos positivos de ser futebolista profissional, como conhecer pessoas novas, viajar pelo mundo, entre outros, no entanto, destacou a existência de aspetos negativos como, por exemplo, ter perdido alguns acontecimentos importantes, como o nascimento dos seus filhos e o quanto eram “puxados” alguns treinos, principalmente com o treinador Fernando Santos, entre outros.
Andrade deu bastantes conselhos, tanto a nível escolar como para quem gostava de seguir o desporto como carreira, respondendo da seguinte forma à questão sobre que conselho daria a alguém que quer ser jogador profissional de futebol:
«Boa! O primeiro passo é ter um sonho e tu já tens. Depois tens de ter uma coisa que eu não tive, tens de ter um plano B. Até aos sub-23 tens muito tempo, até lá diverte-te e se alguma vez deixares de te divertir em campo, segue o plano B.»
Antes de terminar o encontro, o jogador relembrou ainda a frase motivadora “Jorge, feijão com arroz!”, explicando que antes dos jogos mais importantes, o treinador Scolari com esta expressão lhe pedia para “jogar simples” tal como é simples essa maravilhosa combinação da gastronomia brasileira.
A turma do 7ºC agradece o tempo que Jorge Andrade disponibilizou para aconselhar, responder e ajudar a turma, tanto no seu projeto DAC como a nível do desenvolvimento pessoal.