A Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, aprovou o sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, definindo orientações gerais para a autoavaliação e para a avaliação externa. Face a este desiderato, a avaliação é entendida como um processo que conduz à formulação de um juízo de valor orientado e fundamentando a tomada de decisões.
A autoavaliação da escola deverá ser entendida como um trabalho coletivo e participado, de reflexão rigorosa sobre a prática, desenvolvido pelos diversos atores, que tem como propósito tomar consciência das dinâmicas existentes, no sentido de conduzir fundamentadamente as ações coletivas promotoras da melhoria da escola.
Os diferentes passos no processo de autoavaliação deverão ser negociados e interpretados, numa perspetiva partilhada e validada por todos os atores. Daí que a participação no processo de tomada de decisões deva ser o mais ampla possível, prestando atenção aos diversos pontos de vista envolvidos.
Será através de processos de avaliação escolar que estará aberto o caminho para a “melhoria da qualidade do serviço educativo, compreensão das dimensões do programa, desenvolvimento da profissão docente através da reflexão sobre a prática, controlo democrático da educação e elaboração de teoria sobre a escola” (Santos Guerra, 2003, p.27), visando a promoção da aprendizagem profissional e organizacional.
Consideramos que deverá haver uma cooperação entre as duas modalidades de avaliação escolar – a avaliação externa e a autoavaliação – que aliadas, poderão ter uma vertente formativa que proporcione, de um modo sustentado, a regulação das dinâmicas internas da escola. O conhecimento que produzem será precioso para o Agrupamento desencadear ações de melhoria, consubstanciadas num futuro plano de melhoria.
É necessário saber de que situação partimos, conhecer as áreas fortes e aquelas em que precisamos de melhorar, de modo a ajustar as estruturas e as práticas, para que possamos obter um impacto positivo nos resultados dos alunos. A recolha e a compilação da informação, no momento certo, contribuirá para o progresso e a melhoria das ações educacionais desenvolvidas.
O objetivo principal da avaliação é conhecer, como e porque funcionam de um determinado modo as escolas, para compreender e explicar a sua natureza e para melhorar a sua prática, enriquecendo a tomada de decisões. (Santos Guerra, 2003, p.51)
Toda a informação sobre o processo de autoavaliação será disponibilizada em:
https://aealtodosmoinhos.pt/autoavaliacao/