Projeto Erasmus+

A Equipa de Projetos Erasmus+, convida-vos a visualizar um resumo fotográfico do 1º e 2º Anos da Acreditação Erasmus+, do Agrupamento de Escolas Alto dos Moinhos.

Na passada segunda-feira, dia 15 de julho, realizou-se a 2ª Edição da Atividade de Compensação de Emissões de Carbono promovida pela Equipa de Projetos Erasmus+, no âmbito das mobilidades realizadas neste ano letivo.
Foi uma manhã onde foi possível recolher lixo da mata e da ribeira da Cabrela numa ação de limpeza e preservação dos espaços públicos naturais do Conselho de Sintra.
A Direção do Agrupamento de Escolas e a Equipa de Projetos Erasmus+, agradece a colaboração sempre disponível, da Junta de Freguesia de São João das Lampas e Terrugem e da presença de todos os participantes, neste evento.

 

No dia 12 de julho, realizou-se a Apresentação Pública dos Projetos Erasmus+ 22/23 e 23/24 no âmbito da Acreditação Erasmus+.
Foi uma manhã onde foi possível partilhar as experiências pedagógicas e sociais vividas pelos participantes nas mobilidades, bem como dos Projetos Etwinning implementados durante o ano letivo.  Foi possível ainda, fazer a avaliação e balanço dos dois primeiros anos do nosso Plano Erasmus+ e alinhar as estratégias para o próximo ano letivo.
A Direção do Agrupamento de Escolas e a Equipa de Projetos Erasmus+, agradece a presença de todos neste evento.

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Erasmus+ |  Vauvert- França

Era uma vez…
Esta história não começa por era uma vez mas também é  de encantar….
Fomos 22, 19 alunos e 3 professores para o sul  França, Vauvert ,  entre 23 e 30 de Maio.
Andamos alguns pela 1ª vez de avião,
fomos gladiadores na arena romana em Nimes,
mergulhamos no mar Mediterrâneo ,
esquiámos uma montanha de sal,
Pescamos lagostins ,
Fomos Dj’s em carrinhas monovolume e cantámos, rimos, chorámos.
Fomos a França e cumprimos um plano exigente mas muito rico para as nossas vidas.
Fomos felizes.
Obrigado ERASMUS +
Projeto Erasmus+ | Mobilidade de alunos
Entre os dias 5 e 11 de maio um grupo de 11 alunos do 8.° ano do Projeto “Análise da tua Realidade”, acompanhados pelos docentes Conceição Marques e Manuel Silva, realizaram uma Mobilidade Erasmus+ à Escola CEP Menendez Pidal em Bembibre-León (Espanha).
Foram dias maravilhosos de partilha, aprendizagem, amizade, sorrisos, brincadeiras, abraços, lágrimas (na despedida).. de coisas boas que não se esquecem.
Foi, sem dúvida, uma experiência que fica para a vida dos nossos alunos.
Obrigado a todos  os que da nossa escola e da escola de Bembibre contribuíram para que fosse possível (Direções, Equipas Erasmus+, Alunos, Docentes, Assistentes Técnicos e Operacionais, Pais, Comunidade,… Amigos).
Job Shadowing
Entre os dias 22 e 24 de abril, o nosso Agrupamento de Escolas recebeu a visita de duas Professoras Francesas provenientes da escola de Veuvert, em França. Esta visita enquadra-se no âmbito da Mobilidade de Docentes, em Job Shadowing.
A experiência foi muito enriquecedora e as Professoras puderam observar práticas pedagógicas de relevância e também conhecer e refletir sobre os projetos e parcerias que o nosso Agrupamento de Escolas implementa em diversas áreas pedagógicas, sociais e com a comunidade.

Mobilidade Erasmus + | Portugal/Espanha

Um encontro Ibérico no AEAM

Entre os dias 15 e 19 de abril, o Agrupamento de Escolas Alto dos Moinhos, no âmbito do projeto Erasmus +, acolheu dois grupos de alunos e professores espanhóis, residentes nas regiões de Leon e Granada.

Foi uma semana intensa de partilhas educativas e culturais. Conheceram diferentes escolas, envolveram-se em projetos educativos e participaram em dinâmicas desenvolvidas no Agrupamento, criando elos de ligação e parcerias enriquecedoras.

Todas estas práticas educativas foram complementadas por visitas culturais à Vila de Sintra e a alguns dos seus grandiosos monumentos.

No final da semana, ficou a emoção da despedida e a certeza do caminho que pretendemos percorrer. São projetos como este, que enriquecem o Sistema Educativo, bem como o crescimento pessoal, social e cultural do indivíduo enquanto cidadão, olhando o presente e perspetivando o futuro.

A Coordenação Erasmus+ e a Direção do AEAM, pela voz da Srª Diretora, Prof. Luísa Oliveira,  congratula todos os envolvidos nesta iniciativa. Para além dos professores e alunos, estiveram envolvidos os nossos parceiros educativos, nomeadamente a Câmara Municipal de Sintra, Divisão de Relações Externas, de Protocolo e Relações Públicas, Departamento de Educação Juventude e Desporto e o Gabinete de Sustentabilidade Ambiental e Transição Energética.

“Análise da tua realidade” – Projeto Etwinning  / Erasmus +  Agrupamento de Escolas Alto dos Moinhos

No âmbito dos Projetos Erasmus+, o professor Manuel Silva, no ano letivo 22-23 teve a oportunidade de viajar até Florença para frequentar o curso: Environmental Changes for Ustainables Schools.

Desta experiência surgiram diferentes contactos e parcerias, que levaram à elaboração do projeto “Análise da tua realidade”, desenvolvido em conjunto entre uma escola portuguesa (EB Alto dos Moinhos) e três escolas espanholas (Escola IES Gillabert de Centalles – Valência; Escola de Bembibre, Léon; CPR Ribera de Águas Blancas (Quentar – Granada).

Este projeto foi um dos candidatos para a mobilidade de alunos no presente ano letivo, tendo sido nomeado pela sua dinâmica e pelo envolvimento de um pequeno grupo de alunos do 8ºB que se mostraram interessados pelo tema, envolvendo-se nas diferentes dinâmicas e atividades propostas.

O projeto consiste numa análise da realidade dos alunos (escolar/local/nacional/europeia), afetando várias questões como a sustentabilidade, o ambiente, o consumo responsável e o conhecimento/apresentação do meio local e do país.

As três escolas têm desenvolvido contactos e experiências a partir de trabalhos e videoconferências. Entre os dias 15 e 19 de abril, a EB alto dos Moinhos será anfitriã de professores e alunos de Granada e Leon permitindo um contacto mais próximo e uma partilha de culturas e saberes.

Por sua vez, entre 5 e 11 de maio, os alunos portugueses viajam até Léon, Ponferrada, acompanhados pelos professores Manuel Silva e Conceição Marques, onde terão oportunidade de contactar com uma realidade Espanhola e trazer na mala muitas histórias, saberes e aventuras que certamente ficarão, para sempre, guardadas na sua memória.

 

Mobilidade de Curso de Formação | Finlândia
Para finalizar as mobilidades deste 2º Ano de Acreditação Erasmus+ foi ainda possível dois Professores no nosso Agrupamento de Escolas, a Professora Maria João Correia e o Professor
Fernando Cândido, participarem no Curso de Formação: “Introduction to the Finnish Education Model”, que se realizou em Helsínquia, Finlândia, entre os dias 3 e 10 de março de 2024.
Com esta mobilidade foi importante recolher informações sobre o sistema pedagógico e educativo Finlandês, numa troca de experiências multiculturais e académicas entre os diversos participantes presentes no curso. Os Professores partilharam a experiência como enriquecedora tanto a nível profissional como pessoal.

 

 

Mobilidade Job Shadowing | Ibiza
Entre os dias 11 a 17 de fevereiro, duas Professoras do nosso Agrupamento de Escolas, Irene Carôco e Cecília Ivo, tiveram a oportunidade de participar na Modalidade de Job Shadowing na Escola Finca can Xic Tonió s/n Sant Llorenç de Balàfia, que se realizou em Ibiza, Espanha. 
As Professoras tiveram oportunidade de observar as dinâmicas, pedagogia e organização dos conteúdos do sistema Espanhol, tendo em conta a especificidade dos objetivos das Escolas visitadas.
Esta troca de experiências, foi bastante enriquecedora para ambas as partes e talvez num futuro próximo, o nosso Agrupamento de Escolas possa vir a ser também anfitrião de Professores e alunos provenientes desta Escola.
Mobilidade Curso de Formação | Tenerife
Para este 2º Ano de Acreditação Erasmus+ foi ainda possível enviar duas Assistentes Operacionais, uma de Pré-Escolar e outra de 1º Ciclo de Ensino Básico, Helena Leitão e Maria José Mouro, a fim de participarem no Curso de Formação: “We are all specials – Inclusion and support for students with special needs In and Out of the classroom”, que se realizou em Tenerife, Espanha, entre os dias 4 a 11 de fevereiro de 2024. Com esta mobilidade foi importante recolher informações às quais serão difundidas pela comunidade educativa afim de responderem a uma necessidade de formação, tendo em conta a implementação do Centro de Apoio à Aprendizagem para alunos com Perturbação do Espectro do Autismo.
A nossa Acreditação em Projetos Erasmus+, é pautada pela inclusão, pelo que a participação de elementos de todas as áreas da comunidade educativa, é um objetivo de elevada importância.

Mobilidade em Job Shadowing | Leon
Entre os dias 3 e 11 de fevereiro dois elementos da nossa organização, a coordenadora dos serviços administrativos, Fátima Oliveira e a assistente operacional, Sandra Julião, de 2º/3º Ciclo de Ensino Básico, participaram na Modalidade de Job Shadowing na escola C.E.P. Menéndez Pidal. Bembibre, C. Viña Corona, 0, 24300 Bembibre, León, Espanha, cumprindo o objetivo de conhecer uma vertente mais administrativa e organizacional do sistema educativo Espanhol. Com esta mobilidade foi possível refletir sobre a forma como as instituições organizam e lideram as questões mais burocráticas da comunidade educativa.

 

 

Mobilidade de Grupo de Alunos – Visita Preparatória a França
Entre os dias 15 a 19 de janeiro, realizou-se uma visita preparatória dos Professores Anabela Silva, António Courela e Sandra Pedro à comunidade e Escola EPLE Collège La Valleé Vert, Avenue de la Condamine, BP 028, 30600 Vauvert, em França, no sentido de preparar a Mobilidade de 19 alunos da turma 7ºB, que se realizará nos próximos dias 25 de abril a 02 de maio deste ano.
Esta Visita Preparatória pretendeu acautelar todos os pormenores e detalhes da programação da semana que será vivida pelos alunos num intercâmbio fantástico entre ambas as Escolas.
Com esta mobilidade, encerra-se um ciclo de aprendizagens partilhadas entre Escolas, uma vez que os alunos que serão anfitriões dos nossos alunos participantes, no ano passado já tiveram oportunidade de visitarem a nossa Escola e o nosso país.
De dia 22 a dia 29 de julho, dois elementos da Coordenação de Projetos Erasmus+, do nosso Agrupamento de Escolas estiveram presentes no curso: “Etwinning and Job Shadowing Partner Finding” em Reiquiavique, Islândia.
Foi uma semana intensa de trabalho e de troca de contatos para futuros projetos tanto presenciais como através da plataforma Etwinning. Para além de Portugal, estiveram ainda presentes elementos das Coordenações Erasmus+ de escolas da Alemanha, Espanha, Eslovenia, Itália, Hungria e França.
Encerramos deste modo as mobilidades para este primeiro ano de Acreditação, seguindo-se agora o período de avaliação do nosso Projeto e preparação de um novo ciclo de mobilidades, tendo em conta os objetivos estruturantes do mesmo.
A Direção do Agrupamento de Escolas e a Equipa de Projetos Erasmus+, deseja a todos um excelente período de férias!
No dia 14 de julho, os docentes que participaram neste primeiro ano de mobilidades, realizaram a 1º Edição da Atividade de Compensação de Emissões de Carbono | Controlo de Espécies Invasoras,  das Mobilidades Erasmus+, na Quinta do Pisão no Parque Sintra-Cascais. 
A Direção do Agrupamento de Escolas Alto dos Moinhos e a Equipa de Projetos Erasmus+, agradece ao Sr. Presidente da União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, Sr. Guilherme Ponce de Leão a cedência do autocarro e  todo o apoio disponibilizado para a viabilidade desta atividade e também ao Sr. Arquiteto João Melo, José Romana e Inês Ramalho, da Quinta do Pisão do Parque Sintra-Cascais, pela organização da atividade de voluntariado.
A todos os Docentes participantes na atividade, um agradecimento especial por toda a alegria, partilha e empenho.
 
Reportagem fotográfica de Conceição Marques

Entre o dia 4 de Maio e 3 de junho, ao abrigo do projeto Erasmus+ na modalidade de Job Shadowing, o professor Rui Beato, em representação do Agrupamento Alto dos Moinhos, deslocou-se a Granada, Espanha, até ao Agrupamento congénere “Ribera de Águas Blancas” (Quentar). Foi uma experiência de observação e partilha bastante enriquecedora pois ao longo de uma semana pode verificar métodos e formas de trabalho dos nossos colegas espanhóis, assim como os hábitos e a cultura daquela região. 

O Agrupamento é constituído por 2 escolas: a mais pequena em Dudar e a maior em Quentar, a 20 minutos de Granada. Inserido num meio rural, a população escolar é relativamente baixa em número e assim, foi possível estabelecer turmas com cerca de 10, 12 alunos… proporcionando um trabalho bastante mais próximo e eficaz. Os métodos de trabalho observados privilegiam bastante a prática, a começar pelos alunos da pré, que já aprendem conceitos científicos básicos (com recurso a pequenos kits individuais) sejam de robótica com os mais velhos ou circuitos elétricos com os mais novos. O diretor, o professor Luis Gallegos é bastante dinâmico e interventivo na escola, pelo que tem concorrido a vários projetos conseguindo assim, equipar a escola com este tipo de recursos bastante úteis no processo de ensino-aprendizagem.  

Os professores da escola são extremamente simpáticos e foram sempre disponíveis e atenciosos, permitindo que o professor Rui pudesse assistir às aulas e interagisse com os alunos em diferentes contextos. Além disso existiram momentos de convívio fora da escola bastante marcantes, onde não houve barreiras na forma de expressar sentimentos, emoções, aspirações de vida.  

Esta experiência foi mais um caso de sucesso da nossa Equipa de Erasmus, capacitando os professores, enriquecendo as suas práticas e proporcionando-lhes novas experiências culturais.”

 

Nove Docentes e um Psicólogo da nossa escola, fecham o ciclo deste primeiro ano de Projetos Erasmus+, de mobilidades pela Europa, seja a participarem em Cursos de Formação, seja em presença constante em Escolas, na mobilidade de Job Shadowing.
Os relatos das experiências têm sido enriquecedores e a comunidade está expectante pela partilha e disseminação destas vivências.  Estocolmo, Tarragona, Barcelona e Amesterdão, têm sido anfitriões dos nossos Docentes, pelo que agradecemos desde já às Escolas anfitriãs e às entidades de formação por esta oportunidade.
Site da escola em Estocolmo, na Suécia:
Site da escola de Tarragona, em Espanha:
Por estes dias estão a visitar a nossa escola um grupo de 32 alunos e 4 professoras provenientes de França, que estão a viver experiências inesquecíveis de intercâmbio e partilha.
As famílias dos alunos Portugueses que estão envolvidas neste Projeto e que abriram a porta de suas casas à receção e acolhimento dos alunos estão de parabéns pelo empenho e dedicação na forma gentil e hospitaleira, como os têm recebido e acarinhado. Deste modo, estão a proporcionar a criação de memórias felizes e vivências inesquecíveis! A Direção do Agrupamento e a Equipa de Projetos Erasmus+, faz um agradecimento especial a todos os envolvidos e aos professores Anabela Silva, António Courela e Sandra Pedro que são os rostos desta aventura!
Convidamos ainda a consultarem a página do site do Collège La Vallée Verte, em França. 
Começaram no passado fim de semana as primeiras onze mobilidades de docentes no âmbito do nosso Projeto Erasmus+. Oito docentes a realizar Cursos de Formação em diversas áreas de interesse académico em Florença – Itália, Barcelona – Espanha e Berlim – Alemanha e mais três docentes em permanência numa escola, na modalidade de Job Shadowing em Leon – Espanha.
Até nós, começaram já a serem enviadas fotografias onde as partilhas, experiências e conhecimento se refletem nos intercâmbios entre Professores de toda a Europa. Estes encontros promovem a partilha de contactos para futuros projetos e parcerias dos quais toda a comunidade beneficiará.
A Direção do Agrupamento de Escolas e a Equipa de Projetos Erasmus+, deseja aos Professores em mobilidade, experiências enriquecedoras e uma Boa viagem de regresso!
Por estes dias ultimam-se ainda os últimos pormenores para a receção de 32 alunos e 4 Professores provenientes de França, que na próxima semana visitarão a nossa escola. Alunos das turmas A e C do 6ºano, respetivas famílias e os Professores António Courela, Anabela Silva e Sandra Pedro, serão os anfitriões desta aventura!

 

 

 

 

Nos dias 13, 14 e 15 de outubro, comemorou-se o Erasmus Days nas escolas com Projetos Erasmus+, por toda a Europa.
Na nossa escola, no âmbito destas comemorações, foi afixada a placa identificativa do nosso Projeto Acreditado, na área do Ensino Escolar.
Somos uma Escola Erasmus+ | Juntos vamos mais longe.

 

“Erasmus+ | Mobilidade Job Shadowing de Professores provenientes da Suécia.

Na semana de 19 a 22 de setembro, sete professores da Escola Vittra, proveniente da Suécia, permaneceram no nosso Agrupamento de Escolas em mobilidade de Job Shadowing ao abrigo do Programa Erasmus+, promovendo as partilhas pedagógicas e culturais que enriqueceram todos os participantes envolvidos, docentes, alunos e toda a comunidade educativa.

Foram mobilizados os professores e respetivos alunos contemplados no plano semanal organizado em conformidade com os objetivos a atingir pelos participantes.

No plano semanal foi realizado ainda um roteiro por todas as escolas de 1º Ciclo com Jardim de Infância com a parceria da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, bem como um roteiro cultural pelos monumentos emblemáticos de Sintra, com a parceria da Câmara Municipal de Sintra. 

Em nome da equipa de Projetos Erasmus+ do Agrupamento de Escolas e da Direção do Agrupamento de Escolas de Alto dos Moinhos, agradecemos publicamente as parcerias e colaborações estabelecidas com as duas entidades referidas, pois deste modo foi possível proporcionar aos professores em mobilidade a oportunidade de conhecerem um pouco melhor a nossa história, identidade da nossa escola e do nosso município, bem como potenciar a divulgação desta experiência enriquecedora.”

 

“Erasmus+  – Projeto: “Juntos vamos mais longe” 

Erasmus+ é o programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto e visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas.

O Agrupamento de Escolas Alto dos Moinhos tem desenvolvido dinâmicas e projetos europeus no âmbito do programa Erasmus+ nos períodos entre 2014-2020 e 2021-2024, com vista a proporcionar oportunidades de aprendizagem a alunos e docentes, com impacto na formação dos aprendentes e na qualidade no serviço educativo prestado, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e coesa, mais ecológica e preparada para a era digital.

O Projeto “Juntos Chegamos Mais Longe” foi acreditado para o triénio 2021-2024, prestigiando o nosso Agrupamento que terá oportunidade de desenvolver projetos mais alargados, bem como enviar/receber docentes e alunos de/para outros países.”

“O Agrupamento de Escolas de Alto dos Moinhos promoveu durante os anos letivos de 2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021, a realização de Projetos Erasmus+ Ação-Chave 1 – Mobilidade Individual para Aprendizagem KA101 – Ensino Escolar para formação de docentes e também Ação-Chave 2 – Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas (KA2) – Parcerias Estratégicas com principal enfoque em Ensino escolar KA229 para intercâmbio de alunos.

Os projetos incluíram mobilidades para formação em diversos países da europa tais como, Islândia, Finlândia, Alemanha, Holanda, Irlanda, França, Itália, Espanha, Croácia, República Checa, Grã-Bretanha, Grécia e Chipre  Estas mobilidades realizaram-se no formato de curso estruturado – através da realização de cursos de formação em diversas temáticas como ferramentas inovadoras e aplicações digitais direcionadas para os contextos pedagógicos em sala de aula-  e no formato de Job Shadowing –  visitas de docentes a escolas onde foram promovidas trocas de experiências que docentes e alunos puderam vivenciar durante o período de mobilidade –  através da frequência de aulas em diferentes turmas, de diversos ciclos de ensino e disciplinas,  num intercâmbio profissional e cultural do conhecimento e da partilha de práticas pedagógicas e também através de intercâmbios entre alunos Portugueses e Franceses do 3º ciclo de ensino básico, vivenciando experiências internacionais de cooperação de extrema importância para todos os intervenientes.

O Balanço das experiências foi muito positivo e importante pois contribuíram para a melhoria das práticas em sala de aula, e para o desenvolvimento de parcerias e projetos, para docentes e alunos, num futuro próximo.

Com a finalização deste ciclo de Projetos, o Agrupamento de Escolas Altos dos Moinhos voltou a apresentar o novo Plano Estratégico Erasmus+, do qual recebeu no passado dia 17 de fevereiro, a Acreditação para o próximo triénio, estando prevista a participação de 70 docentes e 60 alunos até 2025, nesta vertente internacional da educação, pois estão comprovadamente reconhecidas as mais valias para todos os participantes, tanto a nível profissional como pessoal. ”

 

 

“Durante duas semanas do mês de abril, o nosso Agrupamento de Escolas teve o privilégio de receber no âmbito do Projeto Erasmus Mais, a mobilidade de três colegas de nacionalidade espanhola, na modalidade de Job Shadowing. A Professora Sara Montornès e a Educadora Carmina Sanz ambas da região de Catalunha e o docente Miguel Gallego da região de Leon. Foram mobilizados mais de 30 docentes e respetivos alunos da escola sede e das escolas de JI/Básicas de 1º Ciclo do Agrupamento no acolhimento aos colegas nesta troca fantástica de experiências enriquecedoras, tanto ao nível pedagógico como a nível social. 

Está contemplado no nosso Plano Erasmus Mais o acolhimento de Professores da Comunidade Europeia, pelo que esta experiência é bastante importante para toda a comunidade escolar que respondeu ao desafio de forma espetacular reforçando o saber receber bem, que tanto nos caracteriza!”