“O Agrupamento de Escolas Alto dos Moinhos, Terrugem, Sintra, em parceria com o College La Vallée Verte, Vauvert, França dinamizou uma semana de intercâmbio, entre os dias 03 e 10 de fevereiro de 2019.
Este intercâmbio surge na sequência de um projeto eTwinning iniciado em 2017 “Agricultural practices in Europe supporting biodiversity for the future of human kind” e pôde realizar-se devido à obtenção de financiamento através da candidatura ao Programa ERASMUS+ com um projeto KA229.
A primeira de duas semanas de intercâmbio realizou-se em Portugal, Terrugem, Sintra. Os 19 alunos franceses, 2 alunos alemães e 2 professores franceses – Isabelle Fougairolles, professora de Ciências e Benoit Gautier, professor de TIC – foram recebidos pelos 22 alunos e 2 professores portugueses – Cristina Raposo, professora de Ciências e Helena Silva, professora de Inglês e Francês – da Escola Básica do Alto dos Moinhos e pelos Pais e Encarregados de Educação dos alunos que participaram no projeto. A segunda semana de intercâmbio terá lugar em França, Vauvert, Camarga em maio de 2019.
Ao longo da semana de 03 a10 de fevereiro foram realizadas diversas atividades que permitiram o cumprimento dos objetivos do projeto:
- Consciencialização ambiental acerca da biodiversidade relacionada com as práticas agrícolas locais de cada país envolvido no projeto;
- Partilha educativa e cultural entre estudantes e professores de diferentes escolas e países;
- Consolidação da aprendizagem de línguas estrangeiras;
- Utilização das TIC para colaborar com diferentes países, em diversas plataformas informáticas.
Assim, foi possível observar os contrastes entre paisagem agrícola e urbana e a interação de espécies animais e vegetais entre si e com o ser humano, de vários concelhos da região de Lisboa e Vale do Tejo, bem como aprender, comparando a cultura e tradições locais tão diversas como o surf e a tauromaquia, com as tradições dos outros países intervenientes.
Os espaços visitados foram o Parque Natural de Sintra – Cascais; Espaço EVOA, Salinas do Samouco e Companhia das Lezírias; Centro de Recuperação do Lobo Ibérico; Vila Franca de Xira Taurina e uma ganadaria; Sintra e o Centro de interpretação da Reserva Mundial de Surf na Ericeira, com passagem pelo convento de Mafra.
Este intercâmbio não poderia realizar-se sem a fantástica colaboração dos Pais e Encarregados de Educação dos alunos envolvidos, da Direção, dos Serviços Administrativos, do Pessoal Auxiliar e dos docentes ligados ao projeto. Tivémos o precioso apoio da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), do Grupo Lobo, da Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Vila Franca de Xira, da Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da Câmara Municipal de Mafra e da Câmara Municipal de Sintra.”
————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–