Caros alunos, educadoras, professores, encarregados de educação, assistentes técnicos e operacionais
Hoje é o último dia de aulas, um dia que todos os Jardins e Escolas do Agrupamento sempre festejaram de um modo especial com atividades divertidas, música, arraiais, entrega de diplomas e festas de finalistas.
Mas hoje é um último dia de aulas diferente. Chega ao fim um dos anos letivos mais desafiantes das nossas vidas. A pandemia que chegou de repente e sem aviso, virou o nosso quotidiano do avesso e obrigou-nos a reinventar novas formas de continuar a ensinar e a aprender.
Desde o princípio que o nosso lema foi “não deixar ninguém ficar para trás” e, desde logo, se percebeu o profundo sentido de responsabilidade da comunidade, da família do Agrupamento de Escolas Alto dos Moinhos, que pela entrega e pela coragem demonstradas, tornou possível chegarmos agora ao final, orgulhosos do caminho percorrido.
A todos quero expressar a minha profunda admiração e reconhecimento:
– Aos alunos, uma palavra de compreensão – sei que não foi fácil ficar sem ver os amigos, sem o riso e as brincadeiras, os jogos e as confidências nos intervalos, sem o convívio e sem as festas do final do ano… Mas o importante é que no final, tudo isto valeu a pena porque ficámos em segurança e estamos todos bem!
– Às educadoras e aos professores, pela dedicação das infinitas horas passadas frente ao computador, pela adaptação repentina as novas formas de ensinar, pela generosidade com que se disponibilizaram para responder a todos – alunos, pais, colegas – sem horas marcadas… Pelo sono mal dormido por causa de alguns alunos que causavam preocupação e a quem é mais difícil chegar. O meu profundo reconhecimento pelo enorme sentido ético e profissional!
– Aos pais e encarregados de educação, duplamente sobrecarregados, o meu reconhecimento pela vossa extraordinária coragem e resiliência. Sem o empenho no acompanhamento escolar dos vossos educandos – e quantas vezes agravado pelas dificuldades das novas tecnologias – todo o processo ensino aprendizagem ficaria seriamente comprometido.
– A todos os assistentes técnicos e operacionais, pelo suporte dado na linha da frente. Numa atitude de profissionalismo irrepreensível, foi o vosso trabalho que permitiu que a Escola estivesse sempre aberta, permitindo nomeadamente, assegurar as refeições diárias aos alunos que delas necessitavam.
Este é um período de aprendizagem para todos. A família redescobriu a importância vital que a escola tem enquanto instituição comunitária e a Escola, por seu lado, apercebeu-se melhor que nunca da diversidade sócio cultural dos seus alunos, e do papel fundamental que tem na dissolução das desigualdades sociais.
Optei por escrever este texto, em conjunto para todos vós, porque este é um desafio que só conseguimos ultrapassar porque estivemos, e estamos, juntos. E juntos somos sempre mais fortes!
Obrigada a todos!
A Diretora, em nome de toda a equipa da Direção,
Luísa Oliveira