Planeta ou Plástico?


Powered by iSpeech
A National Geographic desafiou as escolas portuguesas a pensar sobre a importante questão ambiental que se coloca no mundo de hoje: “Planeta ou Plástico?” É preciso escolher!

É tempo de ouvir a voz da Terra! É tempo de formar uma consciência ecológica ativa na comunidade escolar. É tempo de acabar com o mar de plástico, para que em 2050 não existam nos oceanos mais resíduos de plástico do que peixes. Stop! O futuro da humanidade está em risco. Lutemos por um planeta saudável! Sabendo que não existe um planeta B, procuraram-se então soluções para diminuir o consumo de plástico descartável em casa e na escola.

O desafio lançado pela NG envolveu os alunos em diversas atividades que culminaram com a produção de um texto que agora se apresenta; este nasceu de uma ambiciosa investigação e reflexão em grupo, demonstrando a importância do diálogo, em contexto de sala de aula. A escrita irreverente e empolgante foi construída como um patchwork de ideias dos próprios os alunos, razão pela qual se recorre, em algumas situações, aos seus nomes próprios.
O especial cuidado com a expressão fonética e o ritmo da narrativa permitiu imprimir um tom descontraído na abordagem de assuntos sérios. De facto, “as grandes mudanças começam com pequenos passos”, no dia-a-dia de cada um. Podemos fazer a diferença e acreditamos que ninguém ficará indiferente à nossa mensagem, assumindo o seu próprio compromisso ecológico.

Obrigada ao National Geographic! Que fique sempre connosco e com a escolha do planeta, a casa de todos nós! Precisamos urgentemente de um futuro!