PROJETO DE TRANSPORTE ALTERNATIVO (PTA)
Automóveis e mais automóveis, poluição atmosférica, aquecimento global, o que pode cada um de nós fazer melhorar saúde do planeta Terra, a única morada coletiva da humanidade?! Ou teremos de nos mudarmos para Marte, num futuro não muito longínquo?!
No início deste ano letivo, um grupo de pessoas da nossa comunidade educativa decidiu criar um projeto em defesa da mobilidade sustentável: O PTA (Projeto de Transporte Alternativo). Conhecemos as vantagens de viver num país com um clima ameno e de habitar uma região relativamente plana. Significa isto que existem excelentes condições para que as pessoas se possam deslocar quer bicicleta, quer a pé: atividades que são não só saudáveis, como amigas do ambiente. E grátis!
Contudo, não existem as infraestruturas necessárias para que muitos dos nossos alunos, professores e funcionários se desloquem em segurança até à escola sem recorrerem única e necessariamente ao conforto do automóvel. Onde estão as ciclovias? Onde está a pedalada inconfundível da mobilidade sustentável que não para de crescer um pouco por todo o mundo: a bicicleta?
No dia 28 de Outubro, o professor Henrique Martins publicou uma notícia sobre o PTA na edição digital do Jornal de Sintra, ei-la: https://drive.google.com/file/d/0B6Dt2bqkL0hybkM0bThxeVJrUUE/view
No dia 9 de Novembro, numa atitude simbólica e para assinalar a mobilidade sustentável no âmbito do Global Action Days, integrado no programa do Eco-Escolas, dois professores deslocaram-se para a escola nas suas bicicletas.
Estamos no princípio de um eco-caminho e a próxima etapa “verde” será levar em Dezembro o nosso projeto à Assembleia de Freguesia.
Eis o nosso PTA (Cique para ler)
Tomem conhecimento e divulguem-no. Obrigada!