Epis – “Screening”


https://www.ispeech.org/text.to.speech
Mês de Outubro. Mês do Screening

Informa-se toda a Comunidade Educativa que decorrem, no âmbito da primeira fase do projeto EPIS, durante os mês de Outubro, entrevistas aos alunos de turmas selecionadas de 7º ano e Curso de Operador de Jardinagem. Estas entrevistas têm por objetivo a recolha de dados concretos com vista a um acompanhamento futuro dos alunos. A seleção dos alunos é feita com base no cruzamento de dados fornecidos em inquérito e as avaliações de final de primeiro período.

Agradecemos desde já a todos os Encarregados de Educação que autorizaram a participação dos seus educandos na primeira fase do processo.

 

 

 

 

 

O que é o Projeto EPIS

A Epis, em resposta a um apelo do Presidente da República Portuguesa, está a desenvolver desde 2007 um projeto nacional para a promoção do sucesso escolar em várias escolas do País.

Este Projeto, em parceria com as Autarquias e Ministério da Educação, destina-se a todos os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos. Na nossa escola direciona-se, exclusivamente, a alunos do 3º ciclo.

A EPIS está atualmente nas escolas de cerca de 30 concelhos a nível nacional.

Em cada concelho, está um grupo de Mediadores que trabalham diretamente com os alunos das escolas que lhe foram atribuídas.

Numa primeira fase é realizado um questionário a cada aluno para recolher informação que vai permitir a recolha de informação útil para a escola e, simultaneamente, perceber o seu risco de insucesso.

Para a realização deste questionário, que pode ser consultado junto do DT do respetivo filho/educando é necessária uma carta de autorização, assinada por cada encarregado de educação.

Todo o trabalho será realizado pelo Mediador com o apoio dos DT’s. A informação recolhida individualmente é confidencial, sendo partilhados com a Direção da escola apenas os resultados globais dos questionários.

São os resultados desta avaliação que vão permitir decidir a inclusão, ou não, dos alunos no grupo que será acompanhado pelo projeto.

Posteriormente, os alunos selecionados serão acompanhados pelo Mediador que com eles, individualmente ou em grupo, trabalhará de modo a promover o seu sucesso escolar.

Todas as metodologias utilizadas são pensadas e construídas por professores universitários das áreas da Psicologia, Serviço Social e Ciências da Educação.

O mediador Bruno Dias, responsável pelo projeto na nossa escola, encontra-se disponível para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais.

 

 

        Prof. Bruno Dias

Mediador EPIS no AEAM