Nesta iniciativa os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário podem decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisaram de ter uma ideia, reuniram apoios e, claro, conseguiram os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola e do qual damos a conhecer os resultados.
Aos vinte e quatro dias do mês de março de dois mil e vinte e três, na Escola Básica e Secundária Alto dos Moinhos, realizou-se a votação para eleição da proposta vencedora no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.
A eleição decorreu entre as nove horas e quarenta e cinco minutos e as dezassete horas e cinco minutos, estando presentes na comissão eleitoral, o docente Domingos Santos e as alunas: Beatriz Morais, nº 4 e Mariana Reis, nº 11 da turma 9.º F e Lara Lee Jorge nº 17 e Eva Adrião nº 7 da turma 7º B.
Foram apurados os seguintes resultados:
Número de eleitores: 490 alunos
Número de votantes: 236 (48,2%)
Abstenção: 254 (51,8%)
Número de votos na proposta A: 8
Número de votos na proposta B: 50
Número de votos na proposta C: 27
Número de votos na proposta D: 6
Número de votos na proposta E: 12
Número de votos na proposta F: 14
Número de votos na proposta G: 52 (Proposta Vencedora)
Número de votos na proposta H: 8
Número de votos na proposta I: 5
Número de votos na proposta J: 21
Número de votos na proposta K: 0
Número de votos na proposta L: 7
Número de votos na proposta M:23
Número de votos nulos: 3
Número de votos brancos: 0
Face aos resultados apurados, a proposta G (Alunos Station) é a vencedora. O projeto vencedor, “Alunos Station”, promete reabilitar e dinamizar a Rádio Escolar, permitindo a divulgação de atividades e projetos de interesse escolar, entrevistas e a passagem de música nos intervalos.